Gestão Estratégica

Principais Realizações (por Áreas)

Trabalho Híbrido

Em 2022, o Postalis adotou o regime de trabalho híbrido para toda equipe, exceto para os casos em que não era possível a realização do trabalho desta forma. Assim como no exercício anterior, o Instituto cumpriu as suas metas e obrigações, pagou benefícios rigorosamente em dia e manteve todos os serviços disponíveis aos participantes.

O Instituto continuou investindo na capacitação, integração e treinamento de suas equipes, por meio de cursos online e presenciais, palestras, reuniões de equipe, reuniões gerenciais e encontros da alta gestão com todo o corpo de funcionários. Foram realizados também treinamentos presenciais in company como os cursos ministrados por integrantes das nossas equipes de Atuária e de Auditoria Interna e o treinamento em comunicação assertiva e CNV oferecido para todos os empregados do Instituto.

Programa de Desempenho dos Empregados

Em março de 2022, foi realizado o primeiro ciclo de avaliação de desempenho dos empregados do Instituto. Como parte do programa, foi realizado treinamento com a equipe gerencial em técnicas de abordagem e relacionamento com PNL (Programação Neurolinguística); comunicação intrapessoal e interpessoal; técnicas de feedback e avaliação de desempenho formais e informais.

Capacitação durante o ano 2022

No ano de 2022, a equipe do Postalis participou de 5.449 horas de treinamentos, além da participação em eventos e palestras sobre LGPD, Saúde, Ética, Integridade, Combate à corrupção e compliance.

Implantação da CIPA

Em novembro foi constituída a primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Postalis. A comissão é composta por um representante do empregador e um eleito pelos empregados e os seus respectivos suplentes.

Normas de Recursos Humanos

No ano de 2022 foi feita uma atualização no arcabouço normativo da área de Recursos Humanos com a revisão do Manual de Conduta Disciplinar; Elaboração de Manual Normativo de Gestão de Pessoas e do Manual Normativo do Processo Seleção de Diretores.

Concessões de benefícios

No ano 2022 foram realizadas 1.385 (mil trezentos e oitenta e cinco) concessões de benefícios no plano PBD, destacando o tempo médio de concessão de aposentadoria de 5 (cinco) dias para realizar o processo de concessão com dupla checagem na Coordenação de Concessão da Gerência de Benefícios. Abaixo apresentamos o quantitativo de concessões por espécie de benefícios:

No plano Postalprev as concessões totalizaram 4.399 (quatro mil trezentos e noventa e nove), destacando o tempo médio de concessão de aposentadoria de 8 (oitos) dias para realizar o processo de concessão com dupla checagem na Coordenação de Concessão da Gerência de Benefícios. Abaixo apresentamos o quantitativo de concessões por espécie de benefícios:

Folhas de pagamentos de benefícios

Os planos de benefícios administrados pelo Postalis realizaram 595.675 pagamentos nas folhas de benefícios em valor total de R$ 1.257.569.100,85, conforme se detalha no quadro a seguir:

FOLHAS DE BENEFÍCIOS – JANEIRO A DEZEMBRO/2022 (incluindo o abono anual)

PlanoEspécie Quant. Valor Bruto da FolhaValor Líquido da Folha
BDAuxílios (Nupcial – Natalidade – Funeral)3R$ 2.918,00 R$ 2.918,00
BDSuplementação de Auxílio-doença66R$ 96.848,30 R$ 66.253,86
BDSuplementação de Aposentadoria54.206R$ 106.492.048,71 R$ 66.219.715,77
BDSuplementação de Aposentadoria PAA3.482R$ 7.166.450,64 R$ 4.773.598,81
BDPecúlio por Morte228R$ 11.172.571,91 R$ 10.135.949,60
BDSuplementação de Pensão por Morte44.374R$ 59.485.240,67 R$ 44.142.821,85
BD Suplementação de BPS/ Aposentadoria336.707R$ 842.754.495,33 R$ 505.688.263,66
BD Suplementação de BPS/ Pecúlio por Morte368R$ 19.118.564,22 R$ 17.860.589,04
BD Suplementação de BPS/ Pensão por Morte38.510R$ 65.974.693,38 R$ 48.064.322,89
Subtotal Plano BD 477.944 R$ 1.112.263.831,16 R$ 696.954.433,48
PostalprevBenefício de Auxílio-doença14.910R$ 28.609.738,89 R$ 20.809.922,39
PostalprevBenefício de Aposentadoria79.371R$ 87.742.748,71 R$ 74.792.074,84
PostalprevBenefício de Pecúlio por Morte314R$ 8.954.403,58 R$ 8.449.452,39
PostalprevBenefício de Pensão por Morte23.136R$ 19.998.378,51 R$ 17.648.040,69
Subtotal Plano Postalprev 117.731 R$ 145.305.269,69 R$ 121.699.490,31
TOTAL DE PAGAMENTOS 595.675 R$ 1.257.569.100,85 R$ 818.653.923,79

Fatos relevantes na gestão de benefícios em 2022

Reajuste dos benefícios do INSS em 2022, que impacta diretamente nas suplementações de aposentadorias (PAA) do plano PBD, uma vez que a 3ª parcela (PAA/ECT) é apurada pela diferença entre Remuneração Garantida menos a Renda do INSS ou INSS/União menos a Suplementação paga pelo Plano de Benefício Definido.

O reajuste do INSS foi publicado por meio da PORTARIA INTERMINISTERIAL MTP/ME Nº 12, DE 17 DE JANEIRO DE 2022:

Reajuste do salário-mínimo em 2022, para R$ 1.212,00, base para os cálculos dos auxílios natalidade, funeral e nupcial pagos pelo PBD aos que recebem benefícios de aposentadorias concedidos anteriormente ao saldamento do plano.

  • Auxílio Natalidade: 50% do Salário-Mínimo, pago quando do nascimento de filho.
  • Auxílio Nupcial: 100% do Salário-Mínimo, pago quando do casamento de participante.
  • Auxílio Funeral: 100% do Salário-Mínimo, pago quando do falecimento de beneficiário inscrito.

Adiantamento de 40% do Abono Anual no mês de junho/2022 para as aposentadorias e pensões por morte dos planos PBD e Postalprev.

O Postalis a partir da folha de benefícios de junho/2022 passou a realizar a pesquisa da situação do CPF dos aposentados e pensionista junto à Receita Federal, como resultado no ano de 2022 foram identificados 200 falecidos que tiveram seus processos de benefícios imediatamente bloqueados evitando pagamentos indevidos.

Em julho/2022 foi realizado o reajuste dos benefícios do plano Postalprev em 11,92%, conforme tabela abaixo:

Em agosto/2022 foi realizado o reajuste dos benefícios do plano PBD, conforme tabela abaixo:

Em agosto/2022 foi retomado o processo do recadastramento dos aposentados com o modelo digital para um público-alvo 30.911 aposentados. O encerramento do prazo do recadastramento ocorreu em 30/11/2022 com 93,6% do público-alvo recadastrado. O bloqueio do pagamento dos aposentados que não realizaram o recadastramento foi programado para ocorrer na folha de benefícios de janeiro/2023

A Gerência de Benefícios participou das lives Conecta Postalis “orientação aos aposentados sobre o recadastramento” em 25/08/2022 e em 29/09/2022.

Pagamento do Abono Anual em 12/12/2022 aos participantes que durante o ano de 2022 receberam auxílio-doença e aos aposentados e pensionistas dos planos PBD e Postalprev. Os aposentados e pensionistas que receberam o adiantamento de 40% em junho tiveram o valor correspondente descontado do abono. Abaixo segue o resumo das folhas de abono anual:

PlanoEspécie Quant. Valor Bruto da FolhaValor Líquido da Folha
BDSuplementação de Aposentadoria PAA256R$ 528.083,79 R$ 187.284,84
BD Suplementação de BPS/ Aposentadoria25.900R$ 65.803.238,05 R$ 21.349.255,93
BDSuplementação de Aposentadoria4.104R$ 8.192.865,44 R$ 2.857.619,66
BDSuplementação de Auxílio-doença7R$ 5.167,35 R$ 4.195,41
BD Suplementação de BPS/ Pensão por Morte3.182R$ 5.015.114,48 R$ 2.110.284,10
BDSuplementação de Pensão por Morte3.467R$ 4.565.416,89 R$ 1.909.522,51
BDPecúlio por MorteR$ 0,00R$ 0,00
Subtotal Plano BD 36.916 R$ 84.109.886,00 R$ 28.418.162,45
PostalprevBenefício de Aposentadoria6.038R$ 5.619.568,03 R$ 3.373.601,30
PostalprevBenefício de Auxílio-doença3.378R$ 1.694.319,61 R$ 1.506.052,31
PostalprevBenefício de Pensão por Morte1.930R$ 1.180.190,49 R$ 740.799,28
Subtotal Plano Postalprev 11.346 R$ 8.494.078,13 R$ 5.620.452,89
TOTAL 48.262 R$ 92.603.964,13 R$ 34.038.615,34

1. Gestão Atuarial


1.1 Auditoria Atuarial
Na busca da certificação da eficiência de seus processos, o Postalis realizou em 2022 a Auditoria Atuarial Independente que buscou avaliar e emitir opinião relativa aos aspectos técnico-atuariais na gestão dos planos Postalprev e PBD, considerando os resultados da avaliação atuarial ao final do exercício de 2020.
A opinião emitida pelos auditores em relação ao cálculo das provisões matemáticas para o PBD e Postalprev foi de que as bases técnico-atuariais, metodologias e cálculos das provisões matemáticas dos planos “não apresentam distorções relevantes que possam comprometer, de forma significativa, os resultados da avaliação atuarial.”

1.2 Novos produtos previdenciários
Em cumprimento ao Planejamento Estratégico do Postalis, aprovado para os anos de 2021-2024 e o disposto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que considerou, especificamente, a criação de plano estruturado na modalidade de contribuição definida (CD), foram realizados estudos e, posteriormente, a proposição da criação dos seguintes produtos previdenciários no exercício de 2022:

Proposição do plano CD para oferta a Entes Federativos – indeferido pelos órgãos estatutários do Postalis.

Proposta de criação de plano estruturado na modalidade de contribuição Definida (CD) – aprovação em andamento.

1.3 Plano de Equacionamento do PBD

1.3.1 PED 2020
Ao longo do exercício de 2022, o Postalis atendeu de forma tempestiva a todas as determinações do Patrocinador e Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) para adequação da documentação que sustenta a proposta de plano de equacionamento do déficit do PBD para o ano de 2020 (PED 2020) e a criação do plano de Contribuição Definida (CD) para recepcionar a migração do PBD, prestando os esclarecimentos às dúvidas surgidas. O Postalis também prestou contas trimestrais à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) sobre todas as medidas empreendidas para o cumprimento do TAC.

Ao final de 2022 foi necessária a atualização do PED 2020 em decorrência do tempo em que permaneceu em avaliação pela SEST. O resultado dessa atualização foi imediatamente encaminhamento ao Patrocinador para que o processo tramite com celeridade e seja enviado à apreciação final da SEST, para posterior envio à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

1.3.2 PED 2021
O Plano de Equacionamento do Déficit do PBD para o ano de 2021 (PED 2021), visando proporcionar o equilíbrio técnico do plano, foi elaborado pela consultoria Mercer e considerou como premissa que a implantação prévia do déficit acumulado até 2020, objeto do PED 2020, que se encontra em análise pela SEST.

O resultado foi encaminhado ao Patrocinador para avaliação e encaminhamento aos órgãos governamentais pertinentes para aprovação.

A referida proposta encontra guarida no título VI da Resolução CNPC nº 30/2018, especificamente entre os artigos 29 e 35. Conforme art. 29, o Postalis deve elaborar e aprovar o plano de equacionamento de déficit de 2021, até o final de 2022.

2. Gestão Cadastral

2.1 Campanhas de recadastramento e atualização dos dados cadastrais
Uma nova campanha de atualização dos dados cadastrais de aposentados e pensionistas foi realizada em 2022.

Em janeiro de 2023, após o vencimento do prazo dado aos assistidos para a realização da atualização dos dados, o Postalis iniciou o bloqueio de pagamento de benefícios pelos seguintes motivos: i) pendência de recadastramento; e ii) CPF com pendência de regularização.

O principal objetivo desta ação é preservar a continuidade do recebimento do benefício, evitando com isso pagamentos indevidos.

Além do recadastramento, foram empreendidas campanhas nos meios de comunicação do Postalis para que os participantes ativos atualizem suas informações de cadastro, sobretudo a indicação dos seus beneficiários, alertando para o risco de que a concessão de pensão/pecúlio está condicionada a inscrição prévia dessas pessoas pelo próprio participante.

2.2 Medida para fomentar a atualização de dados cadastrais
A Central de Atendimentos iniciou o contato ativo com participantes que necessitam de atualização das informações cadastrais. No contato, é oportunizado ao participante atualizar as informações no momento do atendimento ou, a seu critério, utilizar os canais digitais de atendimento para fazê-lo. Essa ação tem caráter informativo e de fomento à atualização dos dados cadastrais.

Para maior aderência dos dados cadastrais, como medida preventiva, o Postalis Online foi parametrizado com a obrigatoriedade de atualização das informações cadastrais a cada 2 (dois) meses, antes 6 (seis) meses. Sem a atualização dos dados, o participante fica sem acesso aos serviços disponibilizados na ferramenta.
Além disso, foram encaminhadas cartas registradas aos participantes autopatrocinados e os identificados como Pessoas Politicamente Expostas (PEP) para reforçar a necessidade de atualização de informações cadastrais e financeiras.

2.3 Consulta de óbitos na base da Receita Federal
Na busca de maior aderência das informações cadastrais e preservação da continuidade do recebimento do benefício, evitando com isso pagamentos indevidos, o Postalis iniciou em 2022 a pesquisa junto à Receita Federal do Brasil para consulta da situação dos CPF dos participantes.

Em junho de 2022 foram realizados os primeiros bloqueios de benefícios cujos CPFs consultados apresentaram a situação de falecido ou com situação do CPF com pendência de regularização. Essa ação vem sendo realizada periodicamente pelo Instituto.

2.4 Melhorias nos processos de Arrecadação, Cadastro e Atuarial
Na busca da eficiência operacional, foram empreendidos esforços na especificação do processo de Arrecadação a fim de automatizar as atividades e integrar as informações ao sistema contábil.

Outro ponto de avanço foi o desenvolvimento sistêmico de críticas cadastrais que possibilitarão a comparação entre bases, viabilizando a rápida visualização de suas diferenças e identificação de eventuais necessidades de correção, o que trará maior segurança na qualidade dos dados utilizados nas avaliações atuariais dos planos de benefícios.

No que se refere ao monitoramento do recadastramento de aposentados e pensionistas que ocorre em periodicidade anual, foi elaborado dashboard com métricas que possibilitaram a análise da aderência do público-alvo e direcionar as ações da equipe de relacionamento para a busca ativa dessa massa.

Em relação aos projetos estratégicos do Instituto, a equipe técnica da GGP/CAD participa ativamente do desenvolvimento do sistema ERP para criação de módulos específicos de cadastro e de base atuarial para eventual criação de plano na modalidade de Contribuição Definida (CD).

2.5 Controles Internos e Conformidade
Para fomentar a governança e a melhoria continuada dos processos sob a gestão da GGP, foram criados e atualizados os manuais normativos e operacionais que estabelecem as diretrizes, prazos e responsabilidades na execução dos processos.
No que se refere aos controles internos, foram aprimorados e criados relatórios que permitem o monitoramento dos riscos atuariais e da evolução das Provisões Matemáticas.

A GGP também se empenha na realização de medidas de melhoria originadas de relatórios de auditoria, tanto interna quanto externa, e demonstra os avanços alcançados para a análise dessas equipes de forma tempestiva.

O relatório gerencial da área foi aperfeiçoado para propiciar maior compreensão das informações cadastrais, arrecadação, institutos e fatos relevantes. O documento é produzido mensalmente e disponibilizado ao Conselho Fiscal (COF) do Instituto, bem como à Diretoria de Gestão Previdencial e demais gerências e assessorias do Postalis.

No ano de 2022 a Gerência de Tecnologia e Inovação do Postalis investiu de forma consistente em governança, revisando e documentando processos, atividades, papéis e responsabilidades.

Como resultado, revisamos 09 (nove) manuais/normativos e publicamos 07 (sete) novos manuais/normativos, que disciplinam processos e atividades que não haviam sido disciplinadas e padronizadas.

1.PONTOS DE AUDITORIA

A Gerência de Tecnologia iniciou o ano de 2022 com 56 apontamentos de auditoria, e concluiu o ano com 27 apontamentos baixados e 9 apontamentos com solicitação de baixa em análise, restando 20 apontamentos pendentes de tratamento para o ano de 2023.

Origem dos apontamentosAnoTotal
Auditoria Interna2021 / 202231
Auditoria Externa2016, 2017, 202118
Correios20217

1.1 SITUAÇÃO ATUAL DOS PONTOS DE AUDITORIA

2. PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

A gerência de tecnologia encerrou o ano de 2022 com 21 projetos em seu portifólio, onde 18 deles estão em desenvolvimento.

3. ATENDIMENTO DAS DEMANDAS POR COORDENAÇÃO OU SISTEMA

Faz parte das atribuições da GTI implementar soluções, em seu âmbito de atuação, que suportem a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados, garantir a utilização de sistemas informatizados, através de desenvolvimento ou aquisição e garantir o suporte técnico e atendimento adequado às necessidades das áreas de negócios do instituto.

O atendimento dessas atribuições se inicia e são controlados por meio dos chamados abertos junto ao formulário de demandas da GTI.

• Todas as demandas de 2022:

Importante destacar a evolução dos processos da Gerência de Tecnologia e Inovação, que no período de 1 ano conseguiu melhorar a sua eficiência e atender aos usuários em um tempo 10x menor, impactando positivamente nos trabalhos do Instituto.

Tempo médio para atendimento de demandas direcionadas a Gerência de Tecnologia e Inovação, no ano de 2022:

3.1 Coordenação de Sustentação do Ambiente – CSA

A Coordenação de Sustentação do Ambiente – CSA, tem por missão a manutenção e evolução da Infraestrutura de Tecnologia do Postalis, fazendo a gestão de máquinas, equipamentos, servidores e usuários no acesso a todos os recursos de Tecnologia.

Tempo médio para atendimento de demandas direcionadas a esta coordenação no ano de 2022:

3.2 Coordenação de Solução e Inovação – CSI

A Coordenação de Soluções e Inovações – CSI é responsável pela manutenção e desenvolvimento dos sistemas proprietários do Postalis, bem como pelo gerenciamento dos dados destes sistemas e sistemas terceiros utilizados dentro do Postalis.
Além disso, ela também promove a integração entre os sistemas.

Tempo médio para atendimento de demandas direcionadas a esta coordenação no ano de 2022:

3.3 Data Analytics e Business Intelligence – BI

O time de BI foi reformulado em 2022 e transformado em Data Analytics, para fazer frente aos novos desafios de integração e utilização da enorme quantidade dados gerados por cada gerência.
No ano de 2023 o maior desafio deste time será a criação dos Datamarts (local onde os dados são concentrados, tratados e estruturados), para que todo o instituto se utilize de uma base comum de fonte dados e tenha acesso facilitado a todos eles.
O trabalho já foi iniciado e contemplará duas coordenações – CCN e CEF.

Tempo médio para atendimento de demandas direcionadas a este time no ano de 2022:

3.4 Bitrix

O time Bitrix tem por missão o atendimento de todas as demandas pertinentes a este sistema, podendo a demanda ser a extração de um dado, criação de grupos, projetos e até de fluxos de processos, atividades mais complexas.

Tempo médio para atendimento de demandas direcionadas a este time no ano de 2022:

3.5 TEMPO DE MÉDIO DE CONCLUSÃO PARA OS CHAMADOS POR COORDENAÇÃO OU TIME EM DEZEMBRO DE 2022

Com a término do distanciamento social, a rotina do Postalis e o desenvolvimento dos seus serviços voltou paulatinamente à normalidade.

Neste sentido, nossa área de comunicação, sempre em estreita proximidade com as áreas de Relacionamento e Ouvidoria, continuou produzindo maciça quantidade de conteúdos, necessários para a manutenção da estreita relação do Instituto com seu público.

Por mais um ano, uma grande quantidade de peças de comunicação foi produzida, publicada e enviada aos participantes, tendo como foco uma informação clara, direta e objetiva.

Notas e avisos foram publicados no site com tempestividade, tendo como reforço o envio de milhões de mensagens por SMS e e-mails marketing. Baners eletrônicos, criados como atalho para as notícias de destaque e para as campanhas do momento; textos e releases em resposta às demandas da mídia e da imprensa especializada; vídeos tutoriais, além da produção de LIVE’s pelas quais dirigentes e técnicos falam ao vivo para os participantes e respondem às perguntas, efetuadas pelo chat. Tudo isso compôs o menu comunicacional que visou dar ao nosso público conhecimento do que ocorria no Instituto.

Desta vez, os destaques ao longo do ano ficaram por conta dos diferentes comunicados relativos às operações de empréstimo; avisos sobre os pagamentos de benefícios; a tradicional comemoração ao Dia do Aposentado; notícias referentes ao Seguro de Vida em Grupo; esclarecimentos sobre o informe de rendimentos; sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC); a apresentação do Balanço aprovado de 2021; divulgação de decisões na Justiça favoráveis ao Postalis na causa contra o banco Mellon; o atingimento da marca histórica de R$ 7 bilhões em ativos no Postalprev; alterações no expediente de trabalho devido aos feriados e recessos; coordenação e divulgação das reuniões virtuais com dirigentes das entidades representativas de participantes; visitas dos dirigentes do Postalis ao órgão regulador (Previc), bem como as visitas daqueles técnicos ao Postalis; avisos sobre os reajustes de benefícios do Postalprev e do PBD; a campanha de Recadastramento de Aposentados; coordenação das LIVE’s sobre o recadastramento, sobre as alterações no Regulamento do PBD e sobre a situação do Plano de Equacionamento de Déficit (PED) 2020; o desenvolvimento de conteúdos relativos à educação financeira e previdenciária; reportes das ações efetuadas pela área de relacionamento, em entidades de participantes e da patrocinadora; engajamento nas diversas campanhas sociais ao longo do ano; alertas contra fraudes e golpes; além do desenvolvimento das campanhas anuais de rotina (Recadastramento/ Contribuição Voluntária/ Semana de Ética e Integridade), entre outros.

Outra ação de forte envolvimento da área foi a divulgação do processo eleitoral do Postalis para membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, eleitos pelos participantes. Neste processo, a ASC/PRE atua em todas as etapas, desde a divulgação do cronograma, das regras e documentos necessários aos candidatos, publicando avisos e notícias, até a divulgação final dos escolhidos no pleito. Além disso, a área tradicionalmente disponibiliza um suporte estratégico no processo, com a participação direta do seu Assessor como membro das Comissões Eleitorais, constituídas nos últimos 15 anos.

Por fim, o cuidado com a imagem institucional também se manteve como um dos focos do trabalho desenvolvido. Na mídia nacional bem como na especializada e contando com o apoio da empresa Denise Chaves Conteúdo, especializada em gestão da imagem, foram publicados 46 artigos, contendo menções ao Postalis e entrevistas com membros da Diretoria Executiva. A maioria dessas matérias manteve o viés de positividade.

Mídias do Postalis
Mídias são os canais, ambientes e veículos que transmitem uma mensagem a um público específico. Nossa área de comunicação (ASC/PRE) coordena e produz conteúdos para essas mídias.

Confira:

SITE Institucional (www.postalis.org.br)
Lançado em 2004 e reformulado em 2019, o site é o principal meio de comunicação do Instituto com os seus participantes, com as entidades representativas de participantes, com o patrocinador Correios e com o público em geral. No nosso site, o participante tem acesso direto e em primeira mão as nossas informações institucionais, aos nossos comunicados, avisos e notícias sobre os produtos e serviços oferecidos (inclusive ao autoatendimento Postalis Online), notícias diversas sobre o seguimento previdenciário e sobre o Relatório Anual de Informações – RAI.

SMS
O SMS (breves mensagens de texto, de até 160ncaracteres) é o meio que utilizamos para enviar aos nossos participantes avisos, comunicados, lembretes e reforços sobre nossas campanhas, sobre pagamentos, inadimplências, além das notícias mais atuais e relevantes. Muitas vezes, essas mensagens contém um link de acesso a uma noticia publicada, no site do Postalis.

E-mail Marketing
O e-mail marketing também é utilizado para envio de avisos, comunicados, lembretes e reforços sobre campanhas do Postalis, pagamentos, inadimplências, além das notícias mais atuais sobre o Postalis. Porém, por conter uma quantidade muito maior de conteúdo, inclusive com imagem, é muito utilizado na divulgação de campanhas do Postalis.

Canal Descomplica Postalis, no YouTube
Oferece vídeos que explicam de forma simples e objetiva assuntos relacionados ao Instituto, aos seus planos de benefícios, produtos, serviços e outros temas ligados à previdência complementar. É através dele que o participante acessa as LIVEs produzidas pela equipe do Postalis, agora trimestralmente.

Conecta Postalis – LIVEs trimestrais via YouTube
É canal de comunicação mais atual do Postalis com seus participantes. Nas lives, dirigentes e técnicos apresentam temas atuais e relevantes sobre o Postalis e respondem às perguntas apresentadas pelo chat. Após o evento, é publicada a gravação para consulta.

Postalis em Números
Pelo site, o participante pode acessar o informativo eletrônico que contém dados da gestão, como: a alocação da carteira de investimentos, o volume de arrecadação, os valores referentes aos pagamentos de benefícios, a evolução do patrimônio, as reservas matemáticas e as rentabilidades dos planos de benefícios. É uma mídia direta de transparência do Instituto com o seu público.

Universo Postalis (www.postalis.com.br/universopostalis)
Canal, no site do Postalis, onde é disponibilizado nosso Programa de Educação Financeira e Previdenciária. Consiste na publicação mensal de conteúdos, reforçada com disparados por e-mail marketing, que têm o intuito de ajudar o participante a organizar seu orçamento e se tornar mais consciente em relação às oportunidades e riscos, quando o assunto é dinheiro. Também disponibiliza orientações sobre aposentadoria, reforça as razões pelas quais é vantajoso contribuir para um plano de previdência complementar e traz novidades sobre o segmento previdenciário.

Aplicativo para celular
Lançado recentemente, o app do Postalis está em processo constante de melhoria e atualização. Atualmente, ele permite a consulta de contratos e limites de empréstimo, atualizar dados de contato, consultar valores de contribuições e saldos de contas, e consultar comprovantes (contracheque de benefícios, Extrato para IR e Resgate).

Conheça alguns dos números da comunicação em 2022

Portal eletrônico/ site – www.postalis.org.br :
– 102 notícias publicadas no site (Fonte: WordPress)
– 2.404.369 milhões de visualizações (Fonte: Google Analytics)
– 508.643 mil visitantes/usuários (Fonte: Google Analytics)
– 467.619 mil novos visitantes / usuários (Fonte: Google Analytics)

SMS:
– 3.004.151 SMS enviados (Fonte: Sistema ZENVIA)

E-mail Marketing:
– 4.320.980 e-mails enviados (Fonte: Sistema Locaweb)

Youtube – Canal Descomplica Postalis:
– 06 LIVEs publicadas
– 02 Video-aulas publicadas
– 414.789 mil visualizações
– 9,49 mil inscritos desde o lançamento em 2016
– 2,7 mil inscritos em 2022

A Gerência de Relacionamento atua promovendo ações para fortalecer o atendimento, preservar a imagem institucional da entidade, com transparência e garantindo a satisfação dos participantes e assistidos, bem como busca atrair potenciais participantes.

Abaixo compartilho um resumo das principais atividades desenvolvidas e resultados alcançados.

AtividadeResultado
Renovação do contrato do Seguro de Vida em GrupoManter as vantagens de um seguro de vida em grupo, cuidando do bem-estar dos 12 (doze) mil Segurados.
Implantação do Núcleo de Atendimento e CobrançaEquipe especializada e com foco de atuação na recuperação e renegociação de empréstimos aos Participantes.
Recuperação de R$ 3.963.463,71 no acumulado até dezembro/2022, com impacto positivo na redução da taxa de inadimplência dos empréstimos.
Relacionamento com as Associações Maior interação com as associações representativas dos aposentados e funcionários dos Correios;
Pesquisa de satisfação com os ParticipantesA pesquisa teve como objetivo identificar o melhor canal de comunicação para os participantes. A Gerência de Relacionamento – GRP, por intermédio da Assessoria de Comunicação, aplicou pesquisa, no período de 12 a 20/01/22, conseguindo prospectar 1.304 respostas.
Pesquisa de satisfação com os AtendentesA pesquisa teve como objetivo identificar o clima da equipe da GRP, além de pontos de melhoria. A pesquisa foi realizada de forma eletrônica e anônima, no período de 02 a 12/08/2022, conseguindo prospectar 46 respostas. Foi utilizado como instrumento para aplicação da pesquisa, o Google Forms, com 09 perguntas.
Desenvolvimento de formulários digitais para requerimentosMelhoria nos processos de requerimento de benefícios.
RecadastramentoRealizado por meio digital tornando mais ágil e transparente o deferimento e as eventuais atualizações, gerando comodidade aos participantes.
O período de Recadastramento foi de agosto a novembro/2022. Neste período foram recadastrados 29.460 aposentados, correspondente a 95% do público-alvo.
Prova Social do AtendimentoSão registros de elogios ao atendimento, publicado no site, como prova social da qualidade do atendimento. A equipe de Atendimento registrou 15 elogios formais ao longo do ano de 2022, que estão publicados no link: https://www.postalis.org.br/elogios-ao-atendimento/
Lives ao ParticipantesForam realizadas 06 (seis) lives, que estão disponíveis no canal Descomplica Postalis no Youtube. Link: https://youtube.com/@postalis-institutodeprevid2314
BenchmarkingForam realizados 16 benchmarkings – (Fundos de previdência e fornecedores), com o objetivo de identificar as boas práticas de atendimento, as funcionalidades que as ferramentas oferecem e as facilidades quanto aos módulos de Cadastro, Contribuição, Benefício e Atendimento.
Ações e Eventos XXIX Encontro Nacional dos Aposentados dos Correios (ENAC): 01 e 02/12/2022.
Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT dos Correios: 01/11/2022.
Momento Postalis e ADCAP: 13/09 e 27/10/2022.
95° CONREP da FAACO (Federação dos Aposentados, Aposentáveis e Pensionistas dos Correios e Telégrafos): 05 e 06/04/2022.
Dia do Aposentado – 24/01/2022
Revisão de relatóriosForam realizadas revisões em todos os relatórios de atendimentos, transformando dados em informações estratégicas para a melhoria do atendimento
Foi revisado e criado um novo modelo de Relatório de Monitoria, que será adotado em 2023. Também foram criadas métricas para analisar a experiência do atendimento.

1.1 Estrutura alocada

O Postalis se dedica atentamente para prestar o melhor atendimento aos seus participantes e assistidos. Para tanto possui a seguinte estrutura dedicada ao relacionamento com esse público:

A Gerência de Relacionamento com o Participante (GRP), está subordinada à Diretoria de Gestão Previdencial (DGP), possuindo a seguinte composição: uma coordenação e uma Central de Atendimento.

O principal objetivo dessa estrutura é construir um relacionamento sólido, confiável e sustentável com os participantes, atendendo suas necessidades ao que se refere à previdência complementar, fortalecendo assim, a relação entre as partes.

Mediante esse contexto, foi realizada uma reestruturação organizacional e estabelecida uma gerência exclusivamente dedicada. Atualmente a área de atendimento é composta por 70 (setenta) colaboradores do corpo efetivo do Postalis.

Os colaboradores alocados nessa atividade são treinados e recebem acompanhamento constante para oferecer atendimento de forma humanizada e efetiva aos participantes, por meio dos canais de relacionamento.

1.2 Canais de relacionamento dedicados aos Participantes

Conforme anteriormente exposto, o Postalis, em busca de oferecer o melhor atendimentos aos seus participantes possui os seguintes canais de relacionamento:

I. Autoatendimento pelo Postalis Online (Acesso exclusivo para participantes e aposentados)
O autoatendimento no Postalis Online permanece disponível 24 horas e neste canal estão disponíveis diversos serviços para os participantes, cabendo destaque para:

  • pedido de auxílio-doença e prorrogação do benefício;
  • simulação/Concessão de empréstimo;
  • boleto de empréstimo;
  • boleto de quitação de empréstimo;
  • suspensão de parcelas de empréstimo;
  • boleto de seguro de vida;
  • emissão de contracheque;
  • comprovante para fins de Imposto de Renda; e
  • atualização cadastral: dados de contato, alteração de endereço e dados bancários.

II. Fale Conosco
Canal destinado a registrar elogios, reclamações e esclarecer dúvidas sobre os Planos e benefícios do Postalis.

III. Central de Atendimento (0800 879 0300)
A Central de Atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h para suporte aos participantes com dúvidas gerais.

IV. Aplicativo Postalis – (APP)
O App está disponível nas versões Android e iOS e pode ser baixado nas lojas da Apple Store e Google Play. O aplicativo permite aos usuários o acesso às seguintes funcionalidades:

  • consultar contratos e limites de empréstimo;
  • consultar e atualizar seus dados de contato;
  • consultar suas contribuições e saldos de contas nos planos BD e Postalprev;
  • consultar comprovantes (contracheque de benefícios, Extrato para IR e Resgate).

1.3 Principais realizações e atividades desenvolvidas:

I. Criação do Núcleo de Cobrança:
Uma das iniciativas do ano de 2022 foi a criação do Núcleo de Atendimento e Cobrança, composto por 5 (cinco) atendentes focados na recuperação de crédito (empréstimos inadimplentes). A ativação dessa célula ocorreu em 24 de março de 2022, quando foram realizadas as boas-vindas à essa equipe, em parceria com as demais áreas envolvidas. O objetivo do núcleo é prestar um atendimento diligente, de forma a melhorar a comunicação, aproximando o Postalis dos usuários desse serviço, e aumentar a efetividade da cobrança, contribuindo assim para a redução da inadimplência.

II. Lives
Buscando estreitar o relacionamento com os Participantes e ampliar a transparência, levando sempre informações ao seu público, foram realizadas no período lives sobre assuntos relevantes, tais como: seguro de vida em grupo, recadastramento dentre outros.
As lives têm previsão de realização com periodicidade trimestral. No 2º semestre de 2022 ocorreram 4 (quatro) lives, conforme se destaca:

1ª – SEGURO DE VIDA EM GRUPO
Tema: Seguro de Vida em Grupo Postalis: esclarecimentos sobre a apólice e negociação de reajuste.
Mês da realização: 05/2022
Objetivo: O objetivo da live foi esclarecer com a máxima transparência a situação e os impactos da renovação ou não da apólice.
Conteúdo disponível no link: https://www.youtube.com/live/CLmWYDZGwUQ?feature=share

2ª – RECADASTRAMENTO
Tema: Recadastramento
Mês da realização: 08/2022
Objetivo: A live teve o objetivo de orientar os aposentados sobre o recadastramento de aposentados.
Conteúdo disponível no link: https://www.youtube.com/live/esRZBSr_VOQ?feature=share

3ª – 2ª LIVE RECADASTRAMENTO
Tema: Recadastramento
Mês da realização: 09/2022
Objetivo: A 2ª live teve o objetivo de esclarecer sobre o processo, dicas de preenchimento do formulário online e tira-dúvidas respondidas pelos técnicos do Instituto.
Conteúdo disponível no link: https://www.youtube.com/live/RntEEnbzYR4?feature=share

4ª – PLANO BD – ALTERAÇÕES NO REGULAMENTO E EQUACIONAMENTO DO DÉFICIT
Tema: Alterações no regulamento e equacionamento do déficit
Mês da realização: 11/2022
Objetivo: A live teve o objetivo de apresentar as alterações necessárias no regulamento do Plano de Benefício Definido (PBD), bem como a proposta que está em fase de aprovação para o equacionamento do déficit dos anos de 2015 a 2020.
Conteúdo disponível no link: https://www.youtube.com/live/lNu0bk_-SR8?feature=share

III. Momento Postalis e Adcap Brasília
No dia 13/09/2022, foi realizado o momento Postalis e Adcap Brasília, o Evento foi transmitido ao vivo para os núcleos da Adcap pelo Brasil e para a FAACO e suas associadas. Dirigentes e associados da Adcap receberam na sede da unidade de Brasília, uma equipe do Postalis para esclarecer dúvidas sobre assuntos relacionados ao Instituto. O objetivo do encontro era estreitar o relacionamento e ampliar a transparência das informações de governança.

A matéria correspondente a esse evento encontra-se publicada no seguinte link: https://www.postalis.org.br/2022/09/13/postalis-participa-de-encontro-promovido-pela-adcap/ .

Em continuidade ao momento Postalis e Adcap Brasília, em outubro/2022, comparecemos a sede da Adcap em Brasília, e foi realizado na oportunidade um atendimento exclusivo aos associados e também esclarecimentos de dúvidas sobre o recadastramento.

Já em novembro/2022, fomos convidados para participar da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) dos Correios para Prestigiar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes aos funcionários dos Correios, bem como realizar atendimento aos participantes quanto aos assuntos: plano BD, Postalprev e Empréstimo.

Para finalizarmos o ano, no mês de dezembro/2022, participamos do 29º Encontro Nacional dos Aposentados dos Correios – ENAC. Na oportunidade, os dirigentes do Postalis conversaram com os presentes, respondendo às perguntas apresentadas e debatendo sobre diversos assuntos da atualidade do Instituto, tais como:

1.Destaques da Governança;
2. Desempenho dos Planos de benefícios;
3. Situação da estratégia previdencial (TAC, plano de equacionamento e novo plano CD);
4. Destaques do atendimento aos participantes e recadastramento de aposentados; e
5. Perspectivas para 2023.

A matéria correspondente a esse evento encontra-se publicada no seguinte link: https://www.postalis.org.br/2022/12/23/postalis-participa-do-29o-encontro-nacional-dos-aposentados-dos-correios/ .

IV. Universo Postalis
É o canal do Programa de Educação Financeira e Previdenciária do Postalis. O participante encontrará conteúdos sobre previdência e finanças com linguagem simples e educativa, que são publicados na página oficial do Instituto e o participante poderá pelo endereço eletrônico: http://www.postalis.com.br/universopostalis .

Ao longo de 2022 foram veiculados neste canal os seguintes temas:

1. Como organizar seu orçamento com a teoria dos baldes
2. Como os vícios sociais podem prejudicar o seu futuro financeiro
3. O que fazer com a restituição do IR
4. Finanças na vida real: Veja o que fazer para conquistar seus sonhos!
5. É possível tirar os juros de uma dívida?
6. Como ensinar seu amor a poupar e a cuidar bem do dinheiro
7. Remédios mais caros: veja 7 dicas para economizar
8. Não caia nessa! Como se proteger de golpes financeiros e fraudes no cartão
9. Objetivos financeiros: a melhor maneira de concretizá-los
10. Tudo sobre o PIX e suas novas funcionalidades
11. Como gastar menos e fazer dinheiro com a economia a circular
12. Objetivos financeiros: a melhor maneira de concretizá-los
13. Como o desequilíbrio financeiro prejudica a sua saúde física e mental
14. 10 itens que precisam ser declarados no Imposto de Renda
15. Como anda a sua saúde financeira?
16. Como poupar dinheiro mesmo ganhando pouco? Descubra!
17. Conquistar a independência financeira aos 40 anos é possível
18. Animal de estimação: o que considerar antes de adotar?
19. Tesouro Direto: confira 3 dicas para investir nesta modalidade
20. Falar sobre dinheiro é o melhor remédio
21. Como lidar com as contas de início de ano?
22. O Benefício de Auxílio-Doença e tudo que você precisa saber para o seu requerimento
23. Você conhece as Políticas de Investimentos do Postalis?
24. Pensão e pecúlio por morte, quero saber sim!
25. Um novo jeito de viver e pensar suas escolhas
26. Como ter independência financeira? 5 Dicas para alcançar a sua!
27. Controle seu Orçamento com Planilhas de Gastos: Mensal, Diária, Familiar, Pessoal
28. A importância da contribuição previdenciária complementar como garantia de um futuro tranquilo
29. A importância dos beneficiários direto, indireto e as regras do INSS
30. O benefício de Aposentadoria por Invalidez nos planos de benefícios do Postalis

V. Dados da Central de Atendimento:
Como forma de aferir o volume e a qualidade do atendimento oferecido, o Postalis monitora as informações. No período de julho a dezembro de 2022, a Central de Atendimento ao Participante realizou 181.600 atendimentos. Este resultado considera os atendimentos efetuados pela Central.

De acordo com o gráfico, o atendimento via Central de Atendimento teve um incremento de 47.94%, quando comparado com o igual período de 2021, o que corresponde a um total de 58.844 atendimentos a mais no 2º semestre/2022, com destaque para os atendimentos de empréstimos e atualização cadastral.

VI. Número de Acessos ao Postalis Online – Autoatendimento:
Além do atendimento realizado pela Central de Atendimento, registra-se uma média mensal de 40.630 participantes que utilizaram os serviços do autoatendimento por meio do Postalis Online, resultando no total de 801.522 visitas aos serviços disponíveis. Estes números expressivos representam o volume de acionamentos no autoatendimento, sem considerar a quantidade de participantes.

Conforme o gráfico evidencia, houve um aumento de 46,69% nos acessos no Postalis Online em 2022, quando comparado ao mesmo período de 2021. Isso demonstra que os Participantes estão utilizando cada vez mais os meios digitais e de autoatendimento no relacionamento com o Instituto.

Os 10 assuntos mais tratados pelo Sistema Eletrônico de Atendimento (Postalis Online):

Comparativo julho a dezembro


Fonte: BI

Breve análise das informações da tabela acima:
O assunto “Empréstimo” cresceu em 75,45% no comparativo com o ano de 2021, justificada pela atuação do Núcleo de Atendimento e Cobrança.
O assunto “Recadastramento” ocupou o segundo lugar do ranking em 2022, justificada pela ação de recadastramento de aposentados/2022.
Os assuntos “Atualização cadastral”, “atualização de beneficiários” e “atualização de dados bancários” tiveram um aumento significativo no segundo semestre de 2022, tendo em vista que eram etapas obrigatórias para a realização do recadastramento de aposentados.

VII. Pesquisa de Satisfação na Central
A Gerência de Relacionamento com o Participante monitora constantemente a qualidade do atendimento oferecido. Ao final de cada atendimento realizado por meio da Central de Atendimento, o atendente orienta o participante para avaliar o atendimento.

O formato atual da pesquisa de satisfação contempla duas perguntas:
Pergunta 1: Gostaríamos que avaliasse esse atendimento. Sua solicitação foi resolvida? Digite 1, para NÃO, ou 2, para SIM.

Pergunta 2: O que você achou do atendente desta ligação? Atribua uma nota de 0 a 5. Sendo 0 nada satisfeito e 5 muito satisfeito.

Cabe registrar que 95,8% dos participantes deram nota máxima, numa escala de 0 a 5, na pesquisa de satisfação do atendimento realizada pela Central 0800. De julho a dezembro/2022 o Postalis registrou 42.073 participantes votantes na pesquisa de satisfação, sendo que 40.313 escolheram as notas máximas (4 e 5).

VIII. Aplicativo Postalis
Disponibilizado em setembro de 2021, o aplicativo possui versões Android e iOS, permitindo maior autonomia e facilidades de acesso aos nossos participantes. No quadro abaixo estão demonstrados os registros de acesso ao aplicativo no 2º semestre de 2022.

A respeito da taxa de conversão constante da tabela, destaca-se que a informação serve para demonstrar o percentual dos usuários que estão instalando o aplicativo e mantendo-o em seus aparelhos eletrônicos. O APP Postalis está sendo submetido a constantes atualizações para cada vez mais dispor de novas funcionalidades e serviços.

IX. Monitoria de Qualidade
A Monitoria da Central de Atendimento do Postalis é uma das principais maneiras de garantir a eficiência do atendimento. Tem como principal objetivo avaliar e promover melhorias no processo de atendimento. Diariamente, nesse processo, são realizadas as seguintes atividades:

  • a monitoria escuta uma média de 07 (sete) ligações por dia, de segunda a sexta-feira, com o objetivo de analisar o padrão de qualidade e o nível de conhecimento dos atendentes;
  • acompanha os comentários e avaliações do Aplicativo nas lojas (Apple Store e Google Play);
  • acompanha as métricas do Aplicativo (Apple Store e Google Play); e
    atualiza a base de conhecimento de conhecimento para os atendentes.

Esse trabalho envolve inteligência emocional para facilitar o relacionamento entre os atendentes e os participantes. Ao realizar a monitoria de qualidade é possível emitir feedbacks construtivos para cada atendente. Dessa maneira, o atendimento é aperfeiçoado, elevando a experiência dos nossos participantes.

Pela monitoria, é possível observar e identificar quais são as principais dificuldades do atendente, mas também questões operacionais do Postalis, como por exemplo:

  • deficiências nos canais de atendimento disponíveis;
  • reclamações frequentes, permitindo atuações imediatas e específicas;
  • possibilidades de aprimoramento no desempenho do atendente, como novas ferramentas ou equipamentos; e
  • automação dos processos para permitir melhor desempenho dos atendentes.

Em síntese, por todo esse trabalho de monitoria, o Postalis procura captar a percepção dos participantes e adotar medidas de aperfeiçoamentos dos processos de atendimento.

Ouvidoria

No ano de 2022 foram registradas 4.902 manifestações na Ouvidoria. Os assuntos mais recorrentes nestas manifestações estão relacionados ao empréstimo, benefícios previdenciários, atendimento e cadastro e contribuições com 46,44%, 16,93%, 8,48% e 7,94%, respectivamente. A Ouvidoria centraliza o tratamento das manifestações para reclamações, elogios e sugestões recebidas pelo canal próprio, no site do Postalis, e demandas externas recebidas da Previc e site Reclame Aqui, além do canal para manifestações com teor de denúncia.

Para fins de inclusão de informações da GJU relativas a 2022, informamos que o número de ações judiciais e administrativas acompanhadas pela Gerência Jurídica aumentou para 2.875, das quais 1.994 o Postalis figura como autor, em especial visando recuperação de valores. Considerando o número de ações em 2021 (1.823), nota-se um aumento de 1.052 ações.

Ainda em relação ao Contencioso Jurídico, informamos que, em 2022, segundo sistema Atena, foram realizadas 58 previsões de recebimento, conforme gráfico abaixo, totalizando R$ 2.620.694,94 em devolução de valores a título de depósitos judiciais e recursais, o que representa um aumento de 29 previsões de recebimento e de R$ 1.283.379,24 (hum milhão, duzentos e oitenta e três mil, trezentos e setenta e nove reais e vinte e quatro centavos) em comparação com 2021.

Segue gráfico extraído com as informações prestadas pelo sistema Atena:

Fonte: Atena

Ainda, importante esclarecer que, além das Previsões de Pagamento emitidas diretamente pela GJU, essa gerência auxiliou na identificação de mais de 150 (cento e cinquenta) créditos recebidos nas contas do Postalis apenas em 2022, bem como na identificação de créditos ainda não aportados recebidos nas contas do Postalis desde 2016. Apenas em créditos pendentes, a GJU auxiliou a identificação de mais de R$ 1,5 milhão.

Quanto a atividade consultiva da Gerência Jurídica, segue abaixo um gráfico-resumo dos trabalhos realizados durante o ano de 2022 pelas Coordenações de Consultoria Jurídica, Coordenação Jurídica de Investimentos e Coordenação de Contencioso Jurídico, totalizando 701 manifestações jurídicas: 138 Comunicações Internas, 235 Cartas, 14 Relatórios, 187 Análises, 124 Pareceres, 2 Revisões de Manual Normativo, 1 Revisão de Manual Operacional.

As Políticas de Investimentos (PIs) do planos BD e CV previam um aumento na alocação em ativos de risco ao longo de 2022, quais sejam fundos multimercado em ambos os planos e renda variável no plano BD. No entanto, considerando as condições de mercado observadas desde o início de 2022, particularmente o aumento das incertezas e da volatilidade em função da invasão Russa à Ucrânia e do processo inflacionária ao redor do mundo, associado ao aumento das taxas de juros no Brasil, bem como aos prêmios pagos pelas NTN-Bs, superiores à meta atuarial do plano, as alocações em ativos de risco de outros segmentos previstas na PI foram direcionadas para a renda fixa. Ao longo do ano, houve um aumento na alocação principalmente em LFTs, título público de baixíssimo risco.

Ainda assim, alguns investimentos que vinham sendo analisados e planejados desde 2021 foram realizados ao longo de 2022. Em janeiro ocorreu o aporte inicial nos fundos de fundos (FoF) de renda variável para alocação diretamente no exterior selecionados ainda em 2021 e em maio ocorreu mais um aporte pelo plano CV nestes fundos, totalizando R$ 376,5 milhões. No entanto, os investimentos realizados foram menores que o previsto inicialmente, aproximadamente R$ 800 milhões, justamente pela mudança no cenário econômico-financeiro.

Outro investimento aprovado em 2021 e que foi executado apenas em 2022 foi a alocação inicial em um segundo FoF de renda variável nacional, no qual também foi realizado um investimento menor do que o previsto anteriormente, R$ 205 milhões contra uma previsão inicial de aproximadamente R$ 600 milhões.

Destaca-se que o investimento neste FoF não ensejou em aumento nos investimentos no segmento de Renda Variável, ocorrendo apenas uma realocação entre ativos do mesmo segmento.

Ainda no segmento de Renda Variável, ocorreram os investimentos iniciais da carteira própria de ações do Postalis, com investimento inicial de R$ 100 milhões divididos entre os planos BD e CV. Esta carteira é gerenciada pela Coordenação de Renda Variável, que foi criada em 2021. As primeiras operações foram realizadas em outubro de 2022.

Por fim, destaca-se a movimentação da carteira de NTN-Bs com marcação a mercado de ambos os planos, na qual houve o alongamento dos títulos da carteira. No início do ano, os planos BD e CV detinham apenas NTN-Bs com vencimento em maio de 2023, visando obter ganhos com a alta da inflação e proteger a carteira da alta de juros. Porém, a partir de agosto de 2022, iniciou-se um processo de alongamento dos títulos, ou seja, venda dos títulos mais curtos (vencimento em maio de 2023) e compra de títulos mais longos. No caso do plano BD, houve movimentação de aproximadamente R$ 383 milhões, com alocação principalmente em NTN-Bs com vencimento em 2032, e no plano CV houve movimentação de aproximadamente R$ 1.799 milhões, com alocação em NTN-Bs com vencimento em 2050 e 2055. O alongamento da carteira busca aproveitar o momento de juros altos e possibilidade maior de ganho no caso de redução destes.

Em 2022, a Coordenação de Empréstimos e Financiamento focou na implementação das melhorias propostas pela Consultoria Falconi e aprovadas pela Diretoria Executiva.

Foram implementados e aprimorados:

  • Revisão do contrato de concessão de empréstimo.
    Operação de desconto parcial das parcelas de empréstimo, quando não for possível a cobrança integral no contracheque do participante.
  • Implementação da régua de comunicação e cobrança para os contratos inadimplentes.
  • Criação do núcleo interno de cobrança para recuperação dos valores inadimplentes de até 90 dias.
  • Implementação da companha de desconto com redução dos contratos inadimplentes da carteira com redução da quantidade de contratos inadimplentes.
  • Aprimoramento do processo de protesto de contratos e cobrança o processo de cobrança judicial e extrajudicial.

Ao final do ano, o Postalis contratou um novo sistema de informática para gerir a carteira de empréstimo, uma vez que o sistema operacional vigente não tem atendido a contento às necessidades do Instituto. O novo sistema encontra-se em implantação.

Gestão de Riscos
A gestão de riscos corporativos no Instituto é pautada pelo modelo do COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission – Enterprise Risk Management – Integrated Framework), referência mundial em Gestão/Governança e o ABNT NBR ISO 31000 – Gestão de riscos — Princípios e Diretrizes. Esta norma fornece princípios e diretrizes para a gestão de riscos em uma organização.

Em atendimento a Resolução CGPC n° 13, de 2004, a Gerência de Controles Internos e Compliance desenvolve, de forma diligente, a gestão de riscos operacionais e corporativos, que são classificados, monitorados e tratados, de acordo com a probabilidade e o impacto, desenvolvendo ações de mitigação e controles.

O Comitê de Riscos de Investimento (CRI), órgão estatutário, tem o papel de responder pelos riscos de investimento e é o Administrador Responsável pela Gestão dos Riscos (ARGR), em conformidade com as definições normativas da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Durante o ano de 2022, o colegiado atuou de forma diligente, avaliando os riscos relacionados aos negócios do Instituto.

Cabe destacar que a gestão de riscos está pautada no modelo das Três Linhas do Instituto de Auditoria Interna – IIA, órgão de relevância internacional. Na primeira linha, o risco é de responsabilidade dos gerentes do Instituto, que atuam em tempo de execução, identificando e mitigando os possíveis eventos de riscos.

Na segunda linha do IIA, destacam-se as atuações da Gerência de Controles Internos e Compliance (GCC) e da Gerência de Risco de Investimentos (GRI). No monitoramento, destacamos o Comitê de Riscos de Investimentos (CRI), além dos órgãos estatutários, como o Comitê de Auditoria (COA), o Conselho Fiscal (COF) e a Diretoria Executiva (DEX).

Referente às ações relacionadas ao monitoramento dos riscos do Postalis, destaca-se o trabalho realizado pelos Correios na supervisão das ações de gestão de riscos e de controles internos, realizado pela DIGOE (Diretoria de Governança e Estratégia dos Correios), conforme Resolução ME Nº 38, de 2022, da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), mediante a adoção de instrumentos de acompanhamento sistemático.

Em relação à atuação do Patrocinador, ocorre a ação da área de Auditoria Interna dos Correios (AUDIT). Essa auditoria realiza anualmente a verificação e emite Relatório de Auditoria referente aos processos de Governança de Investimentos das áreas de Investimento da Gestão Previdenciária e sobre a Governança do Postalis, onde são verificados os riscos e controles das operações, dos investimentos entre outros temas.

Outro destaque diz respeito ao Relatório de Auditoria nº 202.2016 – Postalis, emitido pela Auditoria Interna dos Correios (AUDIT) no exercício de 2022, no qual onde não foram apresentadas recomendações ao Instituto.


Gerência de Controles Internos e Compliance
A Gerência de Controles Internos e Compliance (GCC) também é responsável pelo processo de background check (análise reputacional), processo que realiza pesquisas de antecedentes de pessoas, candidatos em processos de contratação de empregados, membros dos órgãos estatutários, contratações administrativas, contratos de investimentos, entre outros. O objetivo dessas análises reputacionais visa obter o controle no tratamento dos riscos de imagem, de fraudes, entre outras possibilidades de ocorrências prejudiciais ao Instituto.

A GCC desenvolve trabalhos relacionados à efetividade de controles dos processos de negócio, monitoramento de atendimento das normas e legislações, emissão de pareceres técnicos de conformidade processual e compliance, e responde ainda pela gestão de processos e assessoramento para a alta administração, bem como para os Conselhos (COD e COF).

Compras, contratações e relacionamento com fornecedores
O processo de compras e contratações tem como objetivo atender às necessidades das áreas do Postalis para o desenvolvimento de seus processos e atividades.

O Postalis ressalta, cotidianamente, a importância dos fornecedores para os seus negócios. A entidade valoriza e reforça parcerias saudáveis e a construção de relacionamentos sustentáveis de longo prazo. O processo de contratação de bens e serviços é conduzido de forma centralizada pela Gerência Administrativa (GAD), que tem como objetivo formular, propor, implementar, acompanhar e avaliar políticas, normas e critérios de compras de produtos e serviços, gerenciar o relacionamento com fornecedores e realizar compras e contratações, entre outras atividades. Os contratos com fornecedores incluem cláusulas específicas sobre o adequado monitoramento de questões ligadas à Lei Anticorrupção, à Política de Integridade e ao Código de Ética, assim como o respeito à proteção de dados pessoais, na forma da Lei nº 13.709, de 2018.
Outro ponto importante e de destaque nos contratos do Postalis diz respeito às cláusulas de responsabilidade social e ambiental. No caso de identificação de irregularidades, poderão ser aplicadas penalidades como a suspensão ou a rescisão do respectivo contrato, entre outras consequências.

O Postalis se mantem na busca de melhoria contínua de seus serviços de forma que os serviços/produtos contratados permitam ao Instituto melhorar seu desempenho e consequentemente a ampliação e melhoria da qualidade de serviços aos participantes.

Quantidade de fornecedores por tipo de atividade no Postalis:

Atividade20212022
Presidência
Gerência de Tecnologia da Informação2220
Gerência de Recursos Humanos1512
Gerência de Administração1413
Gerência de Controladoria33
Gerência de Risco34
Assessoria de Comunicação56
Auditoria Interna21
Gerência Jurídica4749
Gerência de Controles Internos44
Gerência de Apoio a Governança1
Ouvidoria11
Diretoria de Investimento
Gerência de Investimentos98
Gerência de Governança de Investimentos169
Diretoria de Gestão Previdencial
Gerência de Gestão Previdencial65
Gerência de Benefícios11
Gerência de Relacionamento com o Participante45

Centro Operacional Logístico de Cajamar

– Estabelecimento de procedimentos técnicos, para o acompanhamento por meio de vistorias conjuntas entre Postalis e Correios, visando a mitigação de riscos ambientais no Complexo de Cajamar, atendendo à recomendação da Previc.

– Elaboração do projeto de Climatização do Galpão Operacional do complexo de Cajamar. O projeto dispõe da instalação de aparelhos de última geração que proporcionarão uma insuflação adequada, por meio de ventilação forçada e humidificação, no galpão de 67.000m2. O objetivo é adequar o prédio às normas do Ministério do Trabalho, atendendo às obrigações contratuais com os Correios.

– Concluído e já aprovado pelos Correios o estudo da Carga Térmica, leva em consideração o impacto no ambiente de trabalho, causado pela quantidade de máquinas em operação, pelo número de funcionários, pela incidência da insolação no imóvel, entre outros fatores. O projeto segue para a tomada de preços, a fim de se contratar a empresa que instalará o maquinário.

– Elaboração do inventário físico do Complexo de Cajamar.

Instituto de Previdência Complementar

Centro Empresarial Brasília Shopping
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Asa Norte – Brasília/DF
CEP 70.715-900
Telefone: 3003-3669 (sem DDD)